quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

PEÇA: A SENTENÇA DA ALMA (Missões)


Autor: Romario Novaes ( Líder do Ministério de Art's Ágape)

Personagens: Países (África, Índia, China, Iraque); diabo, demônios.

Narração: Diariamente milhares de vidas descem à sepultura sem conhecer a Jesus. Vidas que foram cegadas espiritualmente pelo inimigo e que adoram a deuses estranhos, além disso, o reino das trevas tem investido fortemente para que essas vidas não reconheçam o sacrifício que Jesus fez na Cruz. E o que nós Cristãos temos feito quanto a isto?

CENA 1
Tudo escuro simbolizando as trevas, então entra em cena o diabo com sua hostilidade.

Diabo: (gargalhadas) Coitada dessas pobres almas! Jamais vão ouvir falar de Cristo, pois o meu império está forte sobre este mundo. E cadê aqueles que se dizem missionários? Todos covardes!(gargalhadas). Admiro isso neles. Enquanto se acovardam eu ganho muitas almas para o inferno.

Diabo: Agora vocês me dão licença que vou receber algumas almas...

 OBS: (após a fala do diabo, entra em cena o primeiro país)

África: (assustada) Onde estou? Que lugar é este?

Diabo: Olá! Este é o inferno. O lugar para onde vêm as almas condenadas, aquelas que não serviram a Cristo.

África: Mas eu servi a Cristo! Ofereci sacrifício aos deuses. Flagelei meu corpo até por causa dele.

Diabo: (gargalhadas) Não querida (o), no momento em que você adorava aos deuses e se flagelava, você fazia isto para mim, e esta é sua recompensa! O inferno...

África: (gritando) Não... Não...

OBS: (logo após entra o próximo país)

Índia: (assustado) Meu Deus! Que lugar é este?

Diabo: (irritado) Pare de chamar por Deus, pois aqui Ele não vai te ouvir. Você está no inferno. Esse será o castigo da sua alma.

Índia: (desesperado) Mas eu adorei a deusa Shiva, e ela me prometeu um belo lugar no céu. E quantas vezes me purifiquei no rio Gandhi. Não posso ficar aqui!

Diabo: (gargalhadas) Ah! Vai ficar aqui sim! A adoração que você prestava a deusa Shiva, na verdade era a mim que você adorava. E como eu iludi o povo do seu país. Todos adorando a animais e a demônios... Agora sua alma me pertence!!!

Índia: (desesperada) Não... Não...

China: (assustada) Que lugar horrível é este? Isto não é o céu!

Diabo: (audácia) Claro que não! Este é o inferno! Lugar de tormento eterno!

China: (inconformada) Mas como pode ser? Prestei todo meu serviço a Buda e este não é o lugar que eu deveria estar.

Diabo: Buda? O único Buda que você adorou foi eu! (gargalhadas)

China: como assim?

Diabo: Hora! Buda sempre fui eu! Simplesmente ceguei as pessoas para que vissem Buda com um deus, mas na verdade era eu... E agora este é seu lar...

China: (gritando) Não... Não...

Iraque: (assombrado) Que lugar é este? Certamente não é o céu que Maomé prometeu...

Diabo: (ironia) Certamente este não foi o céu que eu prometi!

Iraque: (assustado) Quem é você?

Diabo: Sou Maomé! Ou melhor, o diabo! (risadas)

Iraque: então quer dizer que todas as vezes que me prostrei perante Meca para adorar a Maomé, eu adorava a você?

Diabo: (ironia) Isso mesmo! Milhares de pessoas me adoram, assim como você, e a recompensa delas quando morrem é esta! O inferno! Bem vindo ao seu tormento!

Iraque: (gritando) Não... Não...

Diabo: (gritando) Demônios levem estas pessoas para seus tormentos e depois vão acovardar mais missionários para que não cheguem à janela 10/40... Vamos fortalecer nosso império das trevas e levar mais almas para o inferno!

OBS: o diabo sai de cena rindo!!!
Narração: Jesus ainda clama: A quem enviarei? E quem a de ir por vós? As almas têm clamado por salvação, mas são poucos que tem se disposto a cumprir este ide. Pois a seara é realmente grande, mais poucos são os ceifeiros. Por isso, rogai, pois, ao Senhor da Seara que mande ceifeiros para a sua Seara.





PEÇA: UMA ESPERANÇA




Autor: Romario  Novaes ( Líder do Ministério de Art's Ágape)

Personagens: universitário, gestante, jovem pregador, jovem levita, diabo, Jesus

Obs.: Essa peça funciona como um monólogo.

Narração: hoje vivemos em uma geração, onde a concretização dos sonhos para algumas pessoas são impossíveis. Sonhos estes que o Senhor Jesus prometeu que os cumpriria, pois a sua Palavra nos diz em Eclesiastes 3.1 que “Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu”. E como o Senhor Jesus determinou que há tempo para tudo, também há tempo de sonhar e de conquistar o que se sonhou.

CENA 1:

Universitário: Ah! Como gosto de estudar. O estudo é a minha vida, pois ele permitirá que o meu maior sonho se concretize. Eu almejo através dos meus estudos poder conhecer o mundo inteiro e ser reconhecido pelas grandes instituições de ensino. E eu sei que vou conseguir, pois sou um aluno aplicado e me esforço para conseguir minhas conquistas.

Gestante: (chega sorridente) Quanta alegria! Vou ser mãe! Tudo o que sempre quis, finalmente vai se realizar. Quanto tempo esperei por este milagre. Vou ser mãe! E estou ansiosa para a chagada do meu bebê.

Jovem pregador: Eu sou um simples pregador, mas eu tenho certeza que um dia o meu Deus vai me honrar, e eu irei pregar em grandes congressos, para multidões que estão sedentos por uma palavra de esperança. (semblante de imaginação) Ah! Posso até imaginar, eu num grande palco pregando para multidões e vendo pessoas se rendendo aos pés do Senhor!

Jovem cantor: Sou um levita na casa do Senhor. Adoro louvar e exaltar ao Príncipe da Paz. Meu sonho é gravar o meu próprio cd em uma dessas gravadoras famosas. Ah! Mostrar o talento que Deus me concedeu e tocar muitas vidas por meio dos louvores e ministrações que almejo gravar em meu cd! (expressão de pensamento) Eu creio que a minha vida será um canal de bênçãos para muitas vidas.

CENA 2:
 Os personagens permanecem em cena, porém como estátuas. Em seguida aparece o diabo [destruidor de sonhos

Diabo: Olá! Vocês me conhecem? (feição de ironia) Não? Sou o inimigo de vossas almas. Estão vendo estas pessoas? Elas são os fúteis sonhadores. (gargalhadas) Eles pensam que Deus vai realizar os sonhos deles! Pobres sonhadores. Agora irei plantar neles a semente da incerteza e eles jamais irão acreditar nos seus projetos. (ironia) Adeus sonhos! Esperança? Acabou!

CENA 3: O diabo sai de cena e cada um por sua vez se movimenta e fala o seu roteiro.

Universitário: (feição de preocupado) Não sei se me tornarei reconhecido pelas grandes instituições e também não sei se vou conseguir concluir minha faculdade. Acho melhor parar, pois sei que não vou conseguir mesmo!

Gestante: (feição de preocupada) Será que conseguirei dar a luz a este bebê. Não sinto ele se mexer, acho que estou perdendo o meu bebê. Eu sabia que este sonho era impossível, e eu como uma tola acreditando que iria ser mãe.

Jovem pregador: Duvido que me tornarei um grande pregador, quanto tempo estou aqui, e ainda sou simplesmente um jovem de boa palavra. Todos me dizem que jamais serei um pregador de nome, e eu já estou quase concordando com essas pessoas. Meu sonho é impossível mesmo!

Jovem levita: (feição de medo) Tenho medo! Muito medo, pois não sei se vou conseguir realizar meu sonho. E se por acaso eu conseguir realizar e o povo não gostar da minha música. Estou insegura! Acho melhor esquecer meu sonho!

CENA 4:
 Todos os personagens permanecem estatuas e Jesus entra em cena olhando no rosto de cada personagem.

Jesus: Universitário! Acredite nos seus sonhos, pois eles vão acontecer e na cruz eu já garanti a sua vitória e você será reconhecido nas grandes instituições de ensino.

Jesus: Gestante: Acredite no nascimento do seu bebê. Este foi o presente que concebi a você assim como eu fiz com Sara, e creia que a mulher estéril será mãe de filhos.

Jesus: Jovem Pregador! Não ligue para as afrontas de satanás, pois sempre estive contigo! Jovem, as suas pregações sempre foram inspiradas pelo meu espírito e muitas vidas foram restauradas e eis que eu vos escolhi dentre as multidões para levar a minha palavra de cura, libertação e restauração.

Jesus: Jovem Levita! Eu tenho ouvido os seus louvores e recebido a sua adoração! Creia tão somente em mim, pois eis que o seu sonho está prestes a se realizar e o seu cd alcançará muitas vidas!

Jesus: Igreja! Não desista dos seus sonhos, pois lá na Cruz eu paguei um alto preço para que eles se concretizassem, por isso tão somente confie em mim...!

CENA 5:
 Jesus sai de cena e os personagens voltam a se movimentar, porém com uma expressão em seus rostos de que eles retornaram a acreditar em seus sonhos.

Sugestões: antes de iniciar a peça pode ser exibido um vídeo de Ludmila Ferber intitulado “OS SONHOS VOLTARAM” e o final com outro vídeo intitulado “ESPERANÇA” do Diante Do Trono.

PEÇA: ALIVIANDO-SE DOS FARDOS



Autor: Romario Novaes (Líder do Ministério de Art's Ágape)

Personagens: drogado, prostituta, depressivo, pessimista, Jesus

Obs: A peça funcionará como um monólogo.

CENA 1:  
cada personagem por vez entra em cena com um fardo ( deve ser usado sacos cheios de coisas que representem seus fardos)

Drogado: Vivo no mundo das alucinações. Lá tudo parece tão belo! Minha alma até parece encontrar paz, mas quando passa o efeito dos alucinógenos percebo que a realidade é outra. Percebo que estou com esse fardo e por mais que eu tente me livrar não consigo. O que farei para me livrar deste fardo?

Jesus (oculto): Vinde a mim e eu o aliviarei...

Drogado: (assustado) Nossa! Que voz é essa? Será o efeito das drogas? Acho que não tenho jeito, devo levar este fardo sempre comigo.

Prostituta: Eu vivo num mundo que não me satisfaz, mas foi o único meio de obter meu sustento. Já passei noites com muitos homens, mas não é essa a vida que eu quero. (feição de esperança) quero ser mãe de família. Porém estou presa a esse fardo. O que farei para me livrar deste fardo.

Jesus (oculto): Vinde a mim e eu a aliviarei...

Depressivo: (entra cabisbaixo em cena) Vivo só no meu mundo, faço acompanhamento psicológico e tomo medicamento antidepressivo, mas acho que não tenho mas jeito. Minha vida é essa, viver só neste mundo, pois nada nele me atrai. O que farei para me livrar deste fardo?

Jesus (oculto): Vinde a mim e eu o aliviarei...

Pessimista: Eu vivo no mundo das frustrações. Tudo que planejo para minha vida não dá certo. A incerteza faz parte de mim. Jamais alcançarei algum sucesso. (feição de esperança) Ah! Como almejo conquistar meus sonhos... O que farei para me livrar deste fardo?

CENA 2:  
Todos personagens permanecem em cena paralisados e Jesus aprece.

Jesus: Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração, e encontrarei descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve.

CENA 3: 
 Após a fala de Jesus todos os personagens soltam seus jugos e se rendem aos pés de Jesus. Enquanto eles aliviam pode ser cantado o música VINDE A MIM de NÍVEA SOARES.

PEÇA: A MELHOR ESCOLA DO MUNDO (EBD)!


Autor: Romario Novaes (Líder do Ministério de Art's Ágape)


Obs.: Esta peça é baseada em umas das revista da CPAD para adolescentes e se passa em uma classe da escola dominical, onde a professora comentará sobre cada lição com o intuito de demonstrar o que foi ensinado durante o semestre.

CENA 1:

Cinco amigos se encontram e começam a conversar sobre assuntos do seu dia-a dia.

CRIS: Olá pessoal! Como vocês estão?

AMIGOS: Estamos bem e você?

CRIS: Estou ótima! Graças a Deus!

CRIS: Pessoal, como foi a semana de vocês? Pois a minha foi uma correria...

ANA: Ah! A minha semana foi maravilhosa...! Cheguei de viagem ontem! Foi tudo de bom!

PEDRO: Ah! Minha semana foi um tédio!

JÉSSICA: Igualmente!

CRIS: Por quê?

PEDRO: Passei a semana toda estudando!

JÉSSICA: E eu ajudando minha mãe em casa!

BEATRIZ: Ah! Já a minha semana foi super divertida. Fui para um acampamento e conheci pessoas muito legais.

CRIS: Nossa! Que legal!

CRIS: Pessoal! Vocês vão a escola dominical amanhã, né? Pois será a última lição do trimestre e sei que a nossa professora irá preparar uma aula muito legal.

AMIGOS: Claro que vamos!

CENA 2:

A professora entra desesperada em cena.

PROF: Meu Deus! O que vou fazer na última aula do trimestre?

PROF: (pensativa) Já sei! Irei comentar sobre cada lição estudada neste trimestre!

PROF: Preciso me preparar!

CENA 3:

Os alunos chegam e começam a conversar entre si, logo após a professora chega na classe.

PROF: Bom dia classe! A Paz do Senhor!

ALUNOS: A Paz do Senhor!

PROF: Vamos aprender um pouco mais para nossa edificação espiritual?

ALUNOS: Vamos!

PROF: Bom! A nossa primeira lição estudada foi: “Busque a Sabedoria”. (prof. Comenta sobre sabedoria)

ALUNO 1:  Professora! E como versículo-chave desta lição temos Provérbios 3:13 que diz: “Bem-aventurado o homem que acha sabedoria, e o homem que adquire conhecimento”.

PROF: Isso mesmo!

PROF: A nossa segunda lição foi: “Obedeça aos Pais”. (prof. Comenta sobre obediência aos pais).

PROF: E qual é o versículo-chave desta lição?

ALUNO 2: Provérbios 1: 8 e9 diz que: “Filho meu, ouve a instrução de teu pai, e não deixes o ensinamento de tua mãe, porque serão como diadema gracioso em tua cabeça, e colares ao teu pescoço.

PROF: A nossa terceira lição foi: “Evite as más companhias”. (prof. Comenta sobre as más companhias).

ALUNO 3: E como versículo- chave temos Provérbios 1: 10 e 16 que diz: “Filho meu, se os pecadores procuram te atrair com agrados, não aceites. Porque os seus pés correm para o mal, e se apressam a derramar sangue”.

PROF: A quarta lição estudada foi: “Pratique a Bondade” (prof. Comenta sobre a lição).

ALUNO 4: Em Provérbios 11: 17 diz: “O homem bom cuida bem de si mesmo, mas o cruel prejudica o seu corpo”.

PROF: A nossa quinta lição foi: “Desvie-se do mal” (prof. Comenta sobre a lição).

ALUNO 5: Em Provérbios 4:23 diz: “Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida”.

PROF: A sexta lição foi: “Fuja da imoralidade”. (prof. comenta sobre a lição).

ALUNO 6: Em Provérbios 25:28 diz: “Como a cidade derrubada, sem muro, assim é o homem que não pode conter o seu espírito”.

PROF: A nossa sétima lição foi: “Vença a Preguiça”. (prof. Comenta sobre a lição)

ALUNO 7: Em Provérbios 6: 6 e 11 diz: “Vai ter com a formiga, ó preguiçoso; olha para os seus caminhos, e sê sábio. Assim sobrevirá a tua pobreza como o meliante, e a tua necessidade como um homem armado”.

PROF: A lição de número 8 foi: “Tenha cuidado com o que fala!” (prof. Comenta sobre a lição)

ALUNO 8: Em Provérbios 10:19 diz: “Na multidão de palavras não falta pecado, mas o que modera os seus lábios é sábio”.

PROF: A nona lição foi: “Aprenda a perdoar” (prof. Comenta sobre a lição)
ALUNO 9: É isso aí! E em Provérbios 17:9 diz: “Aquele que encobre a transgressão busca a amizade, mas o que revolve o assunto separa os maiores amigos”.

PROF: A décima lição foi: “Como relacionar-se com o próximo” (prof. Comenta sobre a lição)

ALUNO 10: Em Provérbios 11:12 diz: “O que despreza o seu próximo carece de entendimento, mas o homem entendido se mantém calado”.

PROF: A lição de número 11 foi: “Seja Prudente” (prof. Comenta sobre a lição)

ALUNO 11: Em Provérbios 14:15 diz: “O simples dá crédito a cada palavra, mas o prudente atenta para os seus passos”.

PROF: A lição de número 12 foi: “Fuja da Contenda” (Prof. comenta sobre a lição)

ALUNO 12: E, Provérbios 10:12 diz: “O ódio excita contendas, mas o amor cobre todos os pecados”.

PROF: E a última lição foi: “O Caminho para Viver” (comenta sobre a lição)

ALUNO 13: Em Provérbios 19:16 diz: “O que guardar o mandamento guardará a sua alma; porém o que desprezar os seus caminhos morrerá”.

PROF: Bom Pessoal! Essa foi a nossa aula de hoje! E espero que vocês tenham aprendido bastante!

PROF: Para encerrar. Qual é a nossa frase?

TODOS: Venha para a EBD. A melhor escola do mundo!